O Programa DHI é lançado em Fevereiro de 2022, dando o pontapé de saída com evento dedicado à integração dos investigadores, à apresentação do Programa e da equipa que integra o Fellowship Committee.

Os projetos que integram esta edição dedicam-se a estudar o Desenvolvimento Humano Integral das Periferias da Humanidade. Este tema refere-se à condição de vida afetada pela marginalização, abandono, dor, privação, perda de sentido e esperança. Os pobres, doentes, marginalizados, itinerantes, deslocados, ciganos, prisioneiros, solitários, e pessoas que vivem e trabalham no mar ou na estrada, devem ser aqueles que beneficiam das iniciativas de assistência, cuidados e promoção humana, social e espiritual deste grupo de investigadores.

Ao longo do programa, os investigadores são acompanhados através de reuniões mensais com os seus tutores científicos, mas também através de reuniões semanais com o restante grupo que integra o programa. As sete bolsas atribuídas pretendem desenvolver os projetos aplicados, e também criar um grupo de trabalho entre os investigadores.

O DHI pretende formar investigadores que se destaquem na sociedade através de uma voz de liderança, com presença ética. Por isso, os investigadores terão uma oferta de formações nas áreas de Ética, Liderança, e muitas outras. Esta formação complementa-se a um incentivo à comunicação externa dos projetos integrados no Programa, com o intuito de promover novas vozes éticas no espaço público, com conhecimento e metodologias aplicados.

O Programa DHI decorre nas instalações do Campus de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa, em língua portuguesa.

A médio e longo prazo, o programa tem em vista a produção de outcomes intermédios, tais como:

• Promoção de vozes com impacto na sociedade | Criação de líderes éticos
  • Fortalecimento do papel da mulher na academia e na sociedade
  • Desenvolvimento humano de cada investigador e também do grupo
  • Aumento dos estudos no tema de DHI
  • Identificação de políticas que permitam um DHI

Agenda 2022

Evento & Local

Professor Data Horário
Abertura do Programa

Sala 323 / Cáritas

Fellowship Committee