Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral

Chamada de Candidaturas

Quem se pode candidatar?

Condições do bolseiro

O que o Programa oferece:

A Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Porticus, lança a edição 2024 do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral. São sete bolsas para jovens doutorados em todas as áreas do conhecimento científico, inspirados pelo desejo de mudar a forma como olhamos a pobreza, a desigualdade e o desenvolvimento.

O Programa de Desenvolvimento Humano Integral tem como objetivo acolher bolseiros de pós-doutoramento que pretendam desenvolver trabalho relacionado com o Desenvolvimento Humano Integral, designado como DHI.

Com uma aplicação prática nuclear, o programa pretende trabalhar o conhecimento e as políticas destas problemáticas, medir evidências do seu impacto e implementar práticas inovadoras.

Inspirado na Encíclica Laudato Si’, o programa tem como pilar a promoção de uma sociedade mais humana, onde desenvolvimento integral significa promover a pessoa, em toda a sua integralidade; significa promover o bem comum, em todas as dimensões individuais e comunitárias. O programa dará especial atenção às periferias, fragilidades e vulnerabilidades da sociedade contemporânea Portuguesa.

Chamada de Candidaturas

A Universidade Católica Portuguesa convida jovens investigadores, provenientes de qualquer área científica a candidatarem-se para este programa de dois anos. Os candidatos selecionados integram uma rede global de investigadores, a Talents for Good, que procura responder às seguintes questões:

• Como se traduz o Desenvolvimento Humano Integral na sociedade, hoje e num futuro próximo?

• Como promover um desenvolvimento através da justiça, da paz e do bem comum, integrando as dimensões individuais e comunitárias?

Prazo de Candidaturas: 31 de Dezembro de 2023

Início do Programa: Fevereiro 2024

Quem se pode candidatar?
  • Jovens investigadores cinco anos após a conclusão dos seus estudos de doutoramento numa instituição de ensino superior nacional ou internacional;
  • Portugueses ou residentes em Portugal há, pelo menos, 3 anos;
  • Se ainda não possuírem um grau de doutoramento, devem apresentar uma declaração escrita, confirmando que cumpriram satisfatoriamente os requisitos da Universidade para um grau de doutoramento no momento da candidatura a uma bolsa de investigação de pós-doutoramento.

Condições do bolseiro
  • É atribuída uma bolsa de investigação júnior, com a intenção de realizar investigação sobre o DHI, enraizada na tradição cristã;
  • O bolseiro deve cumprir o disposto pela Lei n.º 40/2004 referente ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, nomeadamente, o artigo 5º referente ao Exercício de Funções;
  • O bolseiro deve cumprir o Regulamento do Programa em Desenvolvimento Humano Integral da Escola Doutoral da Universidade Católica Portuguesa;
  • O bolseiro deve cumprir com assiduidade o Programa em Desenvolvimento Humano Integral na Universidade Católica Portuguesa, no campus de Lisboa.

O que o Programa oferece:
  • Trabalho em equipa

• Apoio por um investigador sénior

• Cursos de formação transversal em Ética, Liderança, Comunicação, Media Training, Economia de Francisco e outros

• Bolsa mensal de €1686 / mês

• Abono familiar até € 300 / mês