Métodos Qualitativos | 2024

Descrição do Programa

A análise qualitativa permite compreender a complexidade de fenómenos entre a Pessoa e o Contexto. Independente da área científica em que nos situamos (ex. Ciências da Comunicação, Educação, Psicologia, Sociologia, Literatura, Saúde), analisar os significados, expectativas, discursos, bem como produções multimédia, textos, entrevistas ou anúncios, são uma forma de criar conhecimento científico de excelência. 

Este curso pretende explorar as principais características dos estudos qualitativos, apresentando as suas etapas, paradigmas e processos entre uma reflexão teórica e trabalhos práticos, considerando a sua utilidade interdisciplinar.  

Com uma forte componente teórico-prática, iremos explorar teorias, dados textuais e multimédia com recurso ao software N-Vivo para que possamos, de forma interativa, dotar os/as participantes de ferramentas e estratégias para explorar eficientemente dados que tenham dos seus projetos académicos. 


Objetivos

  1. Reconhecer as principais características dos estudos qualitativos no comportamento humano, organizacional e social; 
  2. Refletir sobre as principais competências de um investigador/ agente social na análise de fenómenos atuais;
  3. Conhecer as diferentes etapas e processos da análise qualitativa; 
  4. Recolher, organizar e analisar dados qualitativos; 
  5. Paradigmas, estratégias e reflexões para a construção de resultados;
  6. Operações básicas com recurso a exemplos práticos em sala de aula no software N-vivo. 

Programa

 

Características dos métodos qualitativos: de quem, para quê e por quem?

 

Interdisciplinaridade dos métodos qualitativos: quem? como usar? 

 

Nós: cientistas sociais. As core skills essenciais para o desenvolvimento de competências técnicas e relacionais durante estudos qualitativos.

 

Várias etapas do processo de investigação qualitativa: 

  • Definição de objeto de estudo; 
  • Instrumentos e recolha de dados: guiões, entrevistas, grupos focais, imagens, vídeos e áudios; 
  • Análise e escrita de dados: operações básicas no n-vivo categorização e análise por fases; 
  • Criação de Memos e a importância das perguntas aos dados; 
  • Redes de significados e mapas mentais. 
 

Escrita científica em métodos qualitativos.


Formato

10 horas (5 aulas de 2 horas)

50% Teórico-prática; 50% Prática

As aulas têm elevada componente prática. Nas primeiras três, será dado um banco de dados simples universal, daí em diante podem os estudantes optar por um do seu projeto.


Requisitos

  • Ser aluno(a) de algum programa de doutoramento ou pós-doutoramento da Universidade Católica Portuguesa
  • Ter proficiência na língua portuguesa
  • Participação presencial

Resultados da Aprendizagem

No final pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 

  • Reconhecer a importância dos métodos qualitativos no comportamento individual e coletivo; 
  • Estruturar as ideias essenciais para a construção de um projeto qualitativo nas suas áreas de ação/ investigação; 
  • Transpor os conhecimentos obtidos para a elaboração de trabalhos e relatórios em equipas e organizações. 

Processo de melhoria

Posteriormente, todos os estudantes serão convidados a responder a um breve questionário online (2 minutos), sob o formato de inquérito pedagógico. 


Palavras-chave

Ciências Sociais > Metodologia > Análise qualitativa 

Ciências Sociais > Cultura > Metodologia 

Ciências Sociais > Psicologia > Competências Sociais 

Ciências Sociais > Psicologia > Métodos de Investigação 

 


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Contactos

Católica Doctoral School

Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023, Lisboa

 

E-mail: cados@ucp.pt