Alexandra Pereira

Alexandra Pereira é investigadora PostDoc do Programa DHI e doutorada em Sociologia pelo ISEG (Universidade de Lisboa) com uma tese intitulada “Transborder Himalaya – Processos de Transnacionalismo nos Empresários e Trabalhadores Nepaleses em Lisboa” (2019). É também mestre em Psicologia Clínica pela FPCE (Universidade de Coimbra), foi assistente de investigação do ISCTE-IUL e integra o IMISCOE/MigrationResearchHub. Investigadora de sociologia (migrações) e psicóloga clínica que colaborou com associações de migrantes na Finlândia, Reino Unido e Portugal, está atualmente envolvida na investigação de questões ligadas à discriminação de género em migrantes nepalesas. Os seus interesses de investigação incluem: Nepaleses em Portugal e na Europa, Feminismo e Mulheres Migrantes, Transnacionalismo, Tráfico Humano, Exploração Laboral, Governança Migratória e Empreendedores Migrantes. É Membro da APS (Associação Portuguesa de Sociologia) e da OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses).