Filipa Rodrigues, líder do projeto de impacto social sobre a população de migrantes surdos no Programa em Desenvolvimento Humano Integral, publica o seu mais recente artigo na revista Nature.
O trabalho intitula-se "E-learning is a burden for the deaf and hard of hearing" de Filipa Rodrigues, com Ana Maria Abreu, Ingela Holmström e Ana Mineiro, e foi publicado a 4 de junho de 2022. A revista Nature conta com 163 anos de existência, e publica trabalhos de excelência através de revisão por pares na área da Ciência e da Tecnologia.
A investigação observa os efeitos do ambiente digital em participantes surdos e com dificuldades auditivas, em comparação com participantes ouvintes, utilizadores da Língua Gestual Portuguesa (PSL) e não utilizadores.
O artigo examina e relaciona as taxas de fadiga após desempenho e conclusão da tarefa nas populações mencionadas. Estes dados contribuem para a discussão sobre a digitalização e os modelos e abordagens metodológicas de educação para surdos e com dificuldades auditivas.
A investigadora faz parte do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral (DHI), da CADOS (Católica Doctoral School), onde desenvolve o projeto de impacto social sobre a população de migrantes surdos. O seu trabalho permitirá apoiar o desenvolvimento de novas políticas no acolhimento de migrantes surdos e de implementação de estratégias educativas, trazendo destaque a estas populações nas franjas da sociedade.