Promovendo o pensamento social católico para os desafios do mundo contemporâneo, o Desenvolvimento Humano Integral (DHI) visa um desenvolvimento que torne cada pessoa «mais humana» e procura promover o bem de toda a pessoa e de cada pessoa. Por isso, parte das condições e do contexto concretos da pessoa, reconhecendo a diversidade de origens e culturas e abordando as necessidades sentidas em cada situação particular.

O DHI não limita o conceito de desenvolvimento a uma questão de bem-estar económico e social, mas inclui o reconhecimento de valores pessoais e partilhados. Além disso, preocupa-se não só com o bem-estar físico da pessoa, mas também promove respostas às suas necessidades espirituais. O DHI reconhece a pessoa como vulnerável, uma vulnerabilidade que se abre a uma atitude dialógica, tanto em termos espirituais como nas relações sociais.

O DHI preocupa-se com as margens da sociedade, visando a integração e a integridade, chamando especial atenção para as necessidades dos migrantes e refugiados e trabalhando pela segurança das suas vidas e trajetórias. Encara as questões de saúde e segurança não como fenómenos isolados, mas como questões integradas de interesse social e pessoal. O DHI também inclui o cuidado da criação, promovendo consciência e ação diante dos desafios ecológicos do presente.

O DHI baseia-se no espírito da Laudato Si' e da Fratelli tutti – e numa resposta dinâmica ao novo papel que a Igreja Católica desempenha na sociedade contemporânea em fraternidade com todas as pessoas que visam o Bem. O DHI aborda as necessidades atuais com base numa longa tradição samaritana. Relocaliza a Igreja no coração da sociedade, onde a vulnerabilidade encontra mãos ajudantes e onde a luz da esperança, da fé e do amor ilumina aqueles que estão em risco.

Peter Hanenberg


Mais informações disponíveis:

 

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral  SABER MAIS

Contact

DHI Program Manager

Raquel Ubach Trindade

E-mail: dhi.cados@ucp.pt

Phone: (+351) 217 214 216