As Universidades da Terceira Idade (U3S) desempenham um papel central na educação e formação ao longo da vida, tendo um impacto significativo no comportamento social e no bem-estar das populações mais velhas. Em Portugal, o modelo U3A foi adaptado para atender às necessidades de uma população em rápido envelhecimento com diferentes necessidades sociais, proporcionando uma estrutura curricular versátil com uma abordagem educacional adaptada ao contexto envolvente. Este estudo visa contribuir para a análise dos principais resultados de um programa exploratório implementado numa universidade sénior portuguesa na área de Lisboa. Foi realizado um curso de Psicologia Social e Cultural, com foco nas interações entre o Eu e a Cultura para o Desenvolvimento Humano Integral. Utilizando uma abordagem etnográfica, o investigador conduziu aulas semanais e discutiu os resultados com os alunos após cada sessão. Estas interações foram sistematicamente documentadas num diário de bordo. A análise temática destas anotações foi realizada utilizando o software N-Vivo 14. Os resultados sugerem a necessidade de considerar a gestão de conflitos sociais e aprender a reconhecer a alteridade como forma de adaptação a um contexto mutável. Além disso, a necessidade de trabalhar como as diferenças geracionais estão a condicionar dinâmicas que promovem um maior bem-estar e como podem ser um ponto de partida para o desenvolvimento do bem comum.
Palavras-chave: Envelhecimento; Aprendizagem ao longo da vida; Universidades da terceira idade; Comportamento social.
Biografia:
Professor Auxiliar Convidado e Investigador em Psicologia, Cognição e Ciências Sociais no CECC – Centro de Investigação em Comunicação e Cultura e no CRC-W – Centro de Investigação em Bem-Estar Psicológico, Familiar e Social da Universidade Católica Portuguesa.
É Perito Externo na avaliação de projetos na COST – Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia e representante português na comissão de gestão da ação internacional TraFaDy - Dinâmicas Familiares Transnacionais na Europa.