Tiago Abalroado é Doutorado em Gestão, Estratégia e Empreendedorismo pelo ISCTE-IUL, Pós-Graduado em Gestão - Marketing pela Universidade de Évora e Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Católica Lisbon School of Business & Economics.  

É presidente da Direção da UNITATE - Associação de Desenvolvimento da Economia Social (2013 - presente) e da UDIPSS-Évora - União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Évora (2015 - presente). Exerce ainda funções de Vogal do Conselho Executivo da Cáritas Arquidiocesana de Évora (2016 - presente). 

Paralelamente desempenha funções docentes, desde 2018, no MBA em Direção Técnica/Serviços nas Organizações Sociais da Coimbra Business School (ISCAC). 

É formador, consultor e membro da Ordem dos Economistas, da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) e da Associação Portuguesa para a Inovação Social - ESLIDER. 

No campo da investigação publicou em 2017 a sua tese de Doutoramento intitulada “A Criação de Valor na Gestão Estratégica das Instituições Sociais da Igreja em Portugal”.