ComunicAR.TE.: Por uma Comunicação Académica Eficaz | 2024

Program Description

Descrição

ComunicAR.TE (CADOS-DHI) é um treino introdutório de 6 semanas ao Possibility Management (PM) aplicado ao contexto académico. Criado por Clinton Callahan em fins de década de 70, o PM tem como proposta de base a expansão na forma de pensar, sentir e agir, potenciando o caminho de evolução pessoal e humana a partir de uma comunicação radicalmente responsável, integral e potenciadora de modos de vida e de relações mais saudáveis e sustentáveis.

O treino possui uma forte componente vivencial e relacional, e traz como proposta metodológica a prática das chamadas "tecnologias de interação”, ou ferramentas e recursos do PM. Estas tecnologias atuam sobre padrões, crenças e pressupostos (“Caixa”), a fim de atualizar o nosso sistema operativo da mente, ou thoughtware, nas palavras de Callahan, permitindo assim o acesso a infinitas possibilidades não-lineares e a novas realidades comunicacionais. Dentro dessas “tecnologias”, destacam-se os check ins e check outs, os mapas, as distinções, dar e/ou pedir possibilidades, rapid learning, completar comunicação, feedback & coaching, etc.

Os participantes serão convidados a contactarem e vivenciarem essas "tecnologias" ao experimentarem diferentes formas de comunicar. Com isso, as suas capacidades de liderança serão potenciadas e os seus vínculos académicos regenerados, aprimorando assim as suas inteligências emocional, relacional e social, quer como indivíduos, em comunidades de prática ou de forma sistémica. Os momentos de experimentação durante e entre sessões fomentarão uma consciência experiencial e expandida sobre as complexidades e realidades subjacentes à comunicação (não)verbal, dentro e fora do contexto académico.

O “ComunicAR.TE” tem como objetivos principais:

• Empoderar os/as participantes através da responsabilidade radical e da clareza na comunicação intra e inter-pessoal
  • Potenciar um desenvolvimento mais íntegro e integral do indivíduo a partir da capacitação de competências relacionais, sociais e emocionais
  • Apoiar a liderança responsável para o resgate do potencial e do valor humano dentro e além da Academia
  • Criar, apoiar e solidificar redes doutorais e comunidades de prática científica a partir do desenvolvimento de estratégias relacionais saudáveis com ferramentas comunicacionais potenciadoras
  • Estimular e fomentar um modelo comunicacional na Academia garantindo a regeneração do indivíduo e do sistema onde atua para que floresçam numa perspetiva pró-vida

Semana 1 | A “Responsabilidade Radical”: Introdução ao Possibility ManagementO

• Possibility Management
  • O que é um Mapa
  • Mapa de Responsabilidade e Cultura

Semana 2 | Para uma Comunicação Adulta

• Mapa de Estar Centrado/a
  • Mapa do Baixo Drama

Semana 3 | A Escuta e os Obstáculos à Comunicação

• Mapa de Comunicação com Loop Completo
  • Os 12 Obstáculos à Comunicação
  • Mapa dos 4 tipos de Escuta

Semana 4 | O Tamanho da Minha Caixa

• Mapa da Tecnologia da Caixa
  • Os Tipos de Caixa

Semana 5 | Feedback & Coaching

• Mapa de Feedback & Coaching
  • Mapa dos Tipos de Fala

Semana 6 | A Responsabilidade Co-criada

• Encontro a ser co-criado entre participantes e facilitadoras

Formato

6 sessões presenciais no campus de Lisboa em formato vivencial com dinâmicas individuais e em grupo + experimentos semanais partilhados em equipas de prática

Requisitos

• Ser aluno(a) de algum programa de doutoramento ou pós-doutoramento da Universidade Católica Portuguesa
  • Ter proficiência na língua portuguesa
  • Estar fisicamente presente em pelo menos 5 dos 6 encontros propostos
  • Participar ativamente nas equipas de prática

Metodologia

Este treino terá uma abordagem participativa, experiencial e relacional, e envolverá propostas, vivências e dinâmicas práticas individuais ou em grupo.

Materiais

Quando necessário, os/as participantes terão acesso a documentos e diretrizes específicas, artigos científicos, templates, planilhas e outros materiais que sejam relevantes para o curso. Estes materiais serão fornecidos uma semana antes de cada sessão.

Bibliografia

Callahan, Clinton. Directing the Power of Conscious Feelings – Living Your own Truth. Arizona: Hohm Press, 2010.

Fitz, Robert. Creating: a Practical Guide to the Creative Process and How to Use it to Create Anything – Work of Art, a Relationship, a Career or a Better Life. New York: Fawcett Columbine, 1991.

Hawk, Red. Self-observation- the Awakening of Conscience, an Owner’s Manual. Prescott, Arizona: Hohm Press, 2009. (epub)

Karpman, Stephen B. Drama Triangle Article, 1968

Glasser, William and Harper Collins. Choice Theory: a New Psychology of Personal Freedom. Haper-Collins e-book, 2010.

Gordon, Thomas. Parent Effectiveness Training, Harmony, 2000

Gordon, Thomas. Leader Effectiveness Training: L.E.T., TarcherPerigee, 2001

Patz, Patrícia. Emotional Empowerment: How to heal your emotions and use your feelings as a resource, Books On Demand, 2022

Blanton , Brad Radical Honesty, Radical Honesty, 2005