Sobre o Desenvolvimento Humano Integral

O Programa de Desenvolvimento Humano Integral tem como objetivo acolher bolseiros de pós-doutoramento que pretendam desenvolver trabalho relacionado com o Desenvolvimento Humano Integral, designado como DHI.

DHI é um conceito cunhado pela primeira vez pelo Papa Paulo VI na sua Encíclica Papal Populorum Progressium indicando que o foco do desenvolvimento deve estar no "desenvolvimento de cada homem e do homem inteiro" (n. 14). O Papa Francisco renovou esta intenção de um enfoque no DHI, encorajando a Igreja a procurar formas que "possam satisfazer melhor as necessidades dos homens e mulheres a quem são chamados a servir". Uma das maiores mudanças foi a criação de um Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral, reunindo toda a atividade relacionada com este tema.

"Este desenvolvimento tem lugar mediante o cuidado dos bens incomensuráveis da justiça, da paz e da proteção da criação."

 

in Carta Apostólica em forma de «MOTU PROPRIO» do Papa Francisco com a qual se institui o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral

Em consonância com este ênfase renovado no DHI, este esquema de bolsas permitirá aos investigadores doutorados enriquecer os quadros de investigação e os conhecimentos em torno das múltiplas dimensões que constituem o Desenvolvimento Humano Integral. Este esquema visa lançar e desenvolver um "novo humanismo" na sociedade e na Igreja, alimentado pela aplicação da Doutrina Social Católica e do conceito de DHI, na mudança dos conceitos da sociedade sobre desenvolvimento, pobreza e desigualdade, na disseminação do conhecimento sobre o verdadeiro sistema-problemático, no aconselhamento de políticas de alto nível, na medição de provas concretas de impacto e na implantação de práticas inovadoras. O Desenvolvimento Humano Integral é, em si mesmo, uma consequência e uma manifestação da Doutrina Social da Igreja (DSI). É uma "forma" de implementar a DSI, baseada no pressuposto de que "o desenvolvimento autêntico é o desenvolvimento que torna cada pessoa 'mais humana' e procura promover o bem de toda a pessoa e de cada pessoa".

Em termos concretos, oferece a oportunidade do pós-doutoramento ser uma jornada interdisciplinar centrada na prática, com cursos de formação de excelência sobre as questões em torno do Desenvolvimento Humano Integral, as suas condições e perspetivas. 

O trabalho de investigação deve aproveitar os dados das políticas públicas e empregar projetos-piloto experimentais em dimensões sociais, culturais ou educacionais, que sejam capazes de traduzir as mensagens-chave do Desenvolvimento Humano Integral e de como este traz uma nova luz a temas críticos para o desenvolvimento da sociedade portuguesa.  A investigação tem como objetivo transformar a sociedade portuguesa através de projetos com um forte impacto na realidade.

 


Mais informações disponíveis:

 

Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral  SABER MAIS

 

Webinário sobre o DHI - 15 de Dezembro de 2021  Inscrição

Contact

Raquel Trindade Laurentino

Program Manager

E-mail: dhi.cados@ucp.pt

Phone: (+351) 214 269 795