Pobreza, infância e neuroética: desafios ao desenvolvimento humano integral

A presente comunicação tem como principal objetivo contextualizar o projeto “Efeitos em espiral dos fatores socioeconómicos no desenvolvimento infantil: um estudo neuroético”, elucidando os seus pressupostos teóricos e a investigação empírica que a minha equipa se encontra a realizar na sociedade portuguesa no domínio da educação.

Apoiando-se na obra de filósofos como J. Rawls, A. Sen, M. Nussbaum, e na investigação neurocientífica de M. Farah, a investigação parte do pressuposto de que a dimensão socioeconómica, e a pobreza em particular, é um fenómeno multidimensional que influencia o desenvolvimento humano integral, na medida em que afeta as capacidades pessoais e as oportunidades de vida. Inovador em Portugal e a nível internacional, o projeto investiga a hipótese de que as condições socioeconómicas podem afetar, em espiral, o desenvolvimento intelectual e moral das crianças, a partir de um estudo comparativo de grupos de escolas do 1º ciclo na área geográfica de Lisboa. Integrando perspetivas das neurociências, da filosofia e da ética, este estudo recorre a uma abordagem neuroética para melhor compreender como se processa o desenvolvimento infantil, do ponto de vista cognitivo e moral, e para criar políticas educativas mais justas, que potenciem as capacidades das crianças, o seu desenvolvimento integral, em particular, nos contextos mais desfavorecidos.

Testimonial

AntónioOliveiraDHI

António Oliveira

Fellow do Programa em Desenvolvimento Humano Integral
Plural, multidisciplinar, desafiante, potenciador de um humanismo fraterno e inclusivo...