Mónica Soares é atualmente investigadora no Programa Pós-Doutoral em Desenvolvimento Humano Integral da CADOS. Com doutoramento em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (CES-UC), é também licenciada e mestre em Psicologia – Especialização em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante (FEP-UCP). Atualmente, é também professora convidada no Mestrado Integrado em Psicologia e na Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da FEP-UCP.
Desde 2012, na qualidade de investigadora e/ou bolseira, tem participado em diversos projetos científicos na Universidade de Coimbra (CES-UC), na Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP) e na Universidade do Minho (Escola de Psicologia & CICP). Os seus interesses de investigação centram-se em movimentos sociais e ação coletiva, teoria crítica, participação e subjetividade política, psicologia da moralidade, psicologia da justiça, políticas de justiça (com especial atenção à justiça juvenil e ao género), estudos feministas e estudos utópicos.
Enquanto investigadora e docente visitante, colaborou ainda com o Instituto de Ciências Sociais e Humanidades (ICSyH) da Benemérita Universidade Autónoma de Puebla (BUAP, México, 2018-2022), com a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional de La Plata (Argentina, 2020) e com o Centro de Estudos Comunitários da Universidade Marta Abreu de Las Villas (CEC-UCLV, Cuba, 2016-2017).