Como presidente do Council for Doctoral Education (EUA-CDE), Vice-Reitor Peter Hanenberg participa no 2025 Strategic Leaders Global Summit sobre “Artificial Intelligence and Emerging Technologies to Support Student Success” (28-30 de setembro de 2025, Québec, Canadá). A inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes têm um impacto fundamental na educação, também na área da formação doutoral. A Cimeira Global de 2025 explora as possíveis aplicações da IA e outras tecnologias emergentes para ajudar na educação pós-graduada.
Recentemente, Peter Hanenberg publicou ainda uma reflexão sobre os desafios da orientação no contexto da formação doutoral. A orientação de doutorandos tem seguido frequentemente um caminho inconsistente, muitas vezes devido à falta de critérios claros em relação ao papel que os orientadores devem empenhar.
O artigo propõe uma reflexão mais aprofundada sobre o conceito de orientação e uma partilha de boas práticas. O texto está disponível numa publicação da A3ES (Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) sob o título “Doctoral Education in Transition: Addressing Challenges for Inspiring Change”
 
       
 
                 
       