Bolseira de pós-doutoramento da CADOS conquista prémio internacional com projeto inovador em cuidados oncológicos de enfermagem

Wednesday, September 25, 2024 - 10:44

Helga Martins, bolseira do programa de pós-doutoramento DHI da CADOS, vence o prémio "EONS Best Rapid Fire Presentation Award 2024", durante a Conferência EONS17: European Oncology Nursing Society, na sua edição número 17. O trabalho vencedor, intitulado “Pain monitoring and assessment in oncology: a best practice implementation project”, destacou-se pela inovação e impacto na área dos cuidados oncológicos, refletindo o compromisso contínuo com a excelência e o cuidado ao doente. 

Conheça o testemunho da Enf.ª Helga Martins sobre esta distinção.

“Este projeto foi desenvolvido com base numa metodologia inovadora, recorrendo ao modelo da Joanna Briggs Institute – Practical Application of Clinical Evidence System (JBI PACES) e à auditoria Getting Research into Practice (GRiP). A estrutura do JBI PACES e GRiP segue uma abordagem de sete etapas para a implementação de cuidados de saúde baseados em evidências, tendo como principal objetivo avaliar a conformidade das práticas de monitorização e avaliação da dor em doentes oncológicos submetidos a quimioterapia, garantindo que estas práticas se alinham com as melhores evidências científicas disponíveis. O impacto na prática clínica foi bastante positivo, com uma evolução significativa nos critérios de auditoria de evidência utilizados no âmbito da dor em contexto oncológico. No entanto, o mais significativo deste projeto foi, sem dúvida, o impacto positivo nos doentes, que sempre foram e continuarão a ser o centro e a prioridade dos nossos cuidados.

DHI_Helga Martins

No entanto, o mais significativo deste projeto foi, sem dúvida, o impacto positivo nos doentes, que sempre foram e continuarão a ser o centro e a prioridade dos nossos cuidados.

Os principais desafios deste projeto centraram-se na mobilização de toda a equipa para implementar a melhor evidência científica disponível no contexto da prática clínica. Foi um processo longo e exigente, que implicou não apenas a dedicação de cada membro da equipa, mas também a sua capacidade de se adaptar e incorporar novas abordagens baseadas em evidências. Implementar essas mudanças na prática clínica exigiu um compromisso coletivo com a melhoria da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados.

Receber o prémio na EONS17 foi o reconhecimento do trabalho árduo de toda a equipa envolvida neste projeto. Além disso, foi com enorme felicidade e honra que vimos este prémio vir para Portugal, valorizando a investigação e a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados no âmbito da oncologia. Não posso deixar de expressar a minha profunda gratidão à Universidade Católica Portuguesa, à Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, à Associação de Enfermagem Oncológica Portuguesa e à Unidade Local de Saúde do Algarve (Hospital de Faro), pelo inestimável apoio e pela confiança depositada ao longo de todo este processo. Sem a colaboração e o incentivo destas instituições, este projeto não teria alcançado o sucesso que hoje celebramos.”