Créditos de fotografia: Alfredo Brant
A Universidade Católica Portuguesa, através da Católica Doctoral School (CADOS), inaugurou no dia 24 de outubro de 2025, na Biblioteca do Campus de Palma de Cima, em Lisboa, a exposição “Memória Viva: Arte e Dignidade no Tempo”.
Patente até 28 de novembro de 2025, esta mostra reúne obras de seis artistas seniores — Elsa Sardinha, Franco Palma, Joana Romeiro, João Espadinha, Maria João Matos Gomes e Sara Velez Malta — e propõe uma reflexão sobre memória, experiência e dignidade humana. A exposição pode ser visitada durante o horário da Biblioteca, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 21h00.
Mais do que uma exposição, “Memória Viva” celebra a criação artística de autores frequentemente afastados dos circuitos contemporâneos, reconhecendo nos artistas mais velhos não apenas fragilidade, mas sobretudo riqueza interior e contributo cultural inestimável. Ao reunir pintura e escultura, promove encontro intergeracional e acessibilidade cultural, em sintonia com a missão da CADOS e com o Programa de Desenvolvimento Humano Integral.
Este projeto reforça o compromisso da Universidade Católica Portuguesa com a valorização da dignidade humana e a promoção de uma cultura inclusiva, onde a arte se afirma como espaço de diálogo e esperança.





