A apresentação alinha-se com o trabalho desenvolvido ao longo do meu pós-doutoramento. Será fornecida uma perspetiva global sobre os dois projetos em que fui a investigadora principal. Os projetos são: “Avaliação da angústia espiritual e uma intervenção terapêutica espiritual em pessoas com doença mental” e “Monitorização e avaliação da dor em doentes com cancro submetidos a quimioterapia: um projeto de implementação de boas práticas”.
O meu principal projeto no âmbito do pós-doutoramento centra-se na espiritualidade em doentes com doenças mentais, uma dimensão frequentemente negligenciada na área da saúde. Realizar um projeto sobre espiritualidade no contexto da doença mental permite-nos oferecer novas perspetivas para melhorar a compreensão da condição humana de forma integral. Além disso, a espiritualidade desempenha um papel terapêutico positivo na promoção da saúde mental.
Este projeto teve lugar nas Irmãs Hospitaleiras em Telheiras (Lisboa), uma instituição dedicada à saúde mental. O objetivo deste projeto foi implementar uma avaliação espiritual e uma intervenção terapêutica espiritual em pessoas com doenças mentais, utilizando a melhor evidência científica disponível.
A principal contribuição deste projeto está relacionada com o Desenvolvimento Humano Integral e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Os resultados deste projeto permitem a criação de orientações para melhorar os cuidados espirituais em doentes com doenças mentais, enfatizando uma abordagem holística que considera a condição humana integral e o crescimento espiritual dos doentes.