Abstract
Num contexto europeu onde Portugal apresenta indicadores preocupantes de pobreza infantil, esta comunicação propõe uma análise abrangente do fenómeno, ultrapassando a tradicional abordagem monetária. Fundamentada nos trabalhos de Bastos et al. (2009), Sarmento e Veiga (2010) e Diogo (2010), a investigação examina dimensões materiais e não materiais (educação, saúde, habitação e integração social), privilegiando especialmente a voz e perceção das crianças como atores centrais desta realidade. Com base em dados recentes do ICOR, INE, Eurostat e Pordata, apresenta-se um diagnóstico atualizado da situação portuguesa, identificando padrões diferenciados de vulnerabilidade social infantil. A análise crítica das principais políticas públicas - Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, Garantia para a Infância e Abono Familiar - visa contribuir para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes e direcionadas, promovendo uma abordagem holística e integrada no combate à pobreza infantil.
Biographic note
Ana Maria Oliveira é Doutorada em Serviço Social pela Universidade Católica Portuguesa, coordenadora na Faculdade de Ciências Humanas do Mestrado e Doutoramento em Serviço Social e da Pós-Graduação de Avaliação em Programas e Projetos Sociais, da Pós-Graduação em Práticas Artísticas e Inclusão Social, da Pós-Graduação em Gestão de Projetos em Cooperação para o Desenvolvimento e da Pós- Graduação em Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável.
Investigadora do CRC-W, participou em diversos projetos de investigação, destacando-se o “SfG Hub to address the needs of Catholic Organizations working with Children” - Desenvolvimento de uma cultura cuidadora e protetora usando abordagens positivas e centradas na criança e o CApS - Catholic University and Service Learning: Innovation and Social Responsibility e ainda o Estudo de Avaliação de Necessidades e Expetativas das Instituições com crianças e jovens em Idade Escolar, o Estudo de Avaliação dos Recursos para a intervenção face às necessidades identificadas das pessoas em situação sem-abrigo no Concelho do Porto e o Estudo de Aprofundamento dos Perfis Sociais do Acolhimento Social da SCML.
Como consultora tem participado na avaliação de diversos programas e projetos sociais. A sua investigação centra-se em áreas de intervenção social com famílias, crianças e jovens e população em situação de vulnerabilidade e sobre modelos e metodologias de intervenção social, em especial sobre Strengths Based Approach.