Solidariedade intergeracional, desenvolvimento humano e coesão social: o caso de uma peça de teatro infantil

Esta comunicação irá abordar o conceito de solidariedade intergeracional (Hatton-Yeo 2007) através de um caso empírico e que faz parte do estudo de campo de Dramaturgias do Conflito: 

Discutindo o Protagonismo Social através de Experiências Teatrais em Portugal, uma investigação pós-doutoral em Desenvolvimento Humano Integral.  

Através de uma peça de teatro infantil apresentada em duas sessões em dezembro de 2024 e feita em colaboração com o programa Aproximar Oeiras e o Núcleo de Instrução e Beneficência de Paço de Arcos (ambas instituições de solidariedade social), argumentar-se-á que a prática teatral intergeracional apresenta inúmeros benefícios tanto para as suas atrizes e dramaturgas quanto para os seus públicos, naquilo que constitui um esforço ético voltado à coesão social.     

Biografia:

Eduardo Prado Cardoso tem formação nos estudos de cultura e possui experiência nas artes performativas. Atualmente desenvolve um projeto de dramaturgia com mulheres de Oeiras, no âmbito do programa em Desenvolvimento Humano Integral da Universidade Católica Portuguesa.