Solidariedade intergeracional, desenvolvimento humano e coesão social: o caso de uma peça de teatro infantil

Esta comunicação irá abordar o conceito de solidariedade intergeracional (Hatton-Yeo 2007) através de um caso empírico e que faz parte do estudo de campo de Dramaturgias do Conflito: 

Discutindo o Protagonismo Social através de Experiências Teatrais em Portugal, uma investigação pós-doutoral em Desenvolvimento Humano Integral.  

Através de uma peça de teatro infantil apresentada em duas sessões em dezembro de 2024 e feita em colaboração com o programa Aproximar Oeiras e o Núcleo de Instrução e Beneficência de Paço de Arcos (ambas instituições de solidariedade social), argumentar-se-á que a prática teatral intergeracional apresenta inúmeros benefícios tanto para as suas atrizes e dramaturgas quanto para os seus públicos, naquilo que constitui um esforço ético voltado à coesão social.     

Biografia:

Eduardo Prado Cardoso tem formação nos estudos de cultura e possui experiência nas artes performativas. Atualmente desenvolve um projeto de dramaturgia com mulheres de Oeiras, no âmbito do programa em Desenvolvimento Humano Integral da Universidade Católica Portuguesa. 

Testimonial

EsterMingaDHI

Ester Minga

Fellow do Programa em Desenvolvimento Humano Integral
​A comunicação empática e uma visão transdisciplinar às questões sociais são constantemente promovidos.