Missão, encontro e caminho: Arranca o Programa Pós-Doutoral em Desenvolvimento Humano Integral

Wednesday, February 16, 2022 - 12:34

Arranca esta semana o Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral da Católica Doctoral School, sob a presidênca da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil.

Esta iniciativa da UCP, em parceria com a Porticus, pretende ser um "programa de missão, de encontro e de caminho", afirma Isabel Capeloa Gil.

O início do Programa DHI conta com 7 jovens investigadores, que dão início ao desenvolvimento integral dos seus percursos científico e humano. Uma oferta formativa única em Portugal. 

"Este é o primeiro programa de Pós-Doutoramento em Portugal que é, mais do que uma bolsa, um Programa verdadeiramente", afirma o Coordenador do Programa DHI e Vice-Reitor para a área da Investigação e Inovação, Peter Hanenberg. O Programa oferece formações em Liderança e Ética, para além do acompanhamento das dimensões de investigação, produção científica e implementação de projetos. Ao integrarem o DHI, os bolseiros fazem também parte da rede global Talents for Good.

Os projetos que compõem o primeiro grupo de bolseiros DHI incidem sobre as populações mais fragilizadas da sociedade portuguesa. As "Periferias da Humanidade", tema da 1ª edição DHI, "não são periferias geográficas, estão mesmo no centro das cidades, invisíveis", alerta Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa e membro do Fellowship Committee que acompanha o Programa. Durante a sessão de abertura, a experiência profissional de Rita Valadas veio trazer luz ao tema da invisibilidade das populações fragilizadas, e da importância da observação longitudinal das mesmas.

Sob a presidênca da Reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, a abertura do programa juntou membros do Fellowship Committee, bolseiros DHI, mentores e membros da reitoria da Universidade Católica Portuguesa. José Manuel Pereira de Almeida, Vice-Reitor da Universidade Católica Portuguesa, também marcou presença na sessão.