De 9 a 11 de janeiro, a Universidade Católica Portuguesa reuniu especialistas e académicos em Lisboa para debater o tema Desenvolvimento Humano Integral (DHI): Caminhos para o Bem Comum. A convite da Católica Doctoral School, a Irmã Alessandra Smerilli, Secretária do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, iniciou este evento de apresentação de resultados dos projetos 2023-2025 de impacto social, financiados pelo programa DHI.
Durante a sua intervenção, a Irmã Alessandra Smerilli ofereceu a perspetiva do cuidado e da escuta, aliando teoria e prática, como caminhos de futuro. Partilhou também o que considera serem os principais riscos à escala global, concentrando-se no “paradigma tecnocrático”.
À luz deste risco, deixou um elogio ao programa da Universidade Católica Portuguesa, destacando o seu trabalho na realidade “concreta” do país. “Corremos o risco de falar de grandes conceitos, de problemas globais, mas depois não conseguimos olhar para situações reais”, salientou.
Quanto aos possíveis caminhos a seguir, Alessandra Smerilli referiu o paradigma do cuidado: “é necessário mudar as normas sociais de trabalho e cuidado: trabalho e cuidado estão interligados, e não poderemos valorizar o cuidado se não reestruturarmos a forma como entendemos o trabalho”.
Na Conferência, Peter Hanenberg, Vice-Reitor para a Investigação e Educação Doutoral da Católica, reforçou também o impacto do Programa DHI, convidando a uma “viragem para a sociedade”, promovendo investigação com “real impacto” na prática.