Católica volta a abrir concurso para financiar projetos-piloto para transformar a sociedade portuguesa.
As candidaturas inauguram o 2º ano do programa DHI: Desenvolvimento Humano Integral. O financiamento, através de bolsas de investigação de Pós-Doutoramento, visa apoiar projetos com foco nas dimensões mais vulneráveis da sociedade portuguesa. Até 29 de Novembro, jovens investigadores podem candidatar-se ao Programa DHI, vindos de todas as áreas científicas.
Para além do financiamento de projetos, a Universidade Católica forma investigadores para serem vozes de liderança pelo bem comum, com visão de futuro na sociedade portuguesa. A reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, sublinha o carácter transformador do programa:
"Esta iniciativa da UCP, em parceria com a Porticus, pretende ser um "programa de missão, de encontro e de caminho", afirma Isabel Capeloa Gil.
A investigação a apresentar foca-se no tema "Periferias da Humanidade", e deve aproveitar os dados das políticas públicas e empregar projetos-piloto experimentais em dimensões sociais, culturais, educacionais, ou outras, que sejam capazes de traduzir as mensagens-chave do Desenvolvimento Humano Integral e de como este traz uma nova luz a temas críticos para o desenvolvimento da sociedade portuguesa. Rita Valadas, Presidente da Cáritas e membro do Comité de avaliação das candidaturas, sublinha a centralidade do tema:
"Não são periferias geográficas, estão mesmo no centro das cidades, invisíveis", alerta Rita Valadas, Presidente da Cáritas Portuguesa e membro do Fellowship Committee
O Programa pretende atrais os investigadores mais jovens e oferecer a oportunidade de liderar um projeto de investigação, com um forte carácter interventivo, sendo esses dois dos grandes objetivos do programa: capacitar os jovens e transformar a sociedade.
A investigação é apoiada através de uma bolsa mensal durante o máximo de dois anos, com complementos de apoio à investigação, viagens e abono familiar para investigadores com filhos. Estes valores humanistas estão presentes em todos os aspetos do currículo, como afirma o Coordenador do Programa:
"Este é o primeiro programa de Pós-Doutoramento em Portugal que é, mais do que uma bolsa, um Programa verdadeiramente"
afirma o Coordenador do Programa DHI e Vice-Reitor para a área da Investigação e Inovação, Peter Hanenberg.
A Universidade Católica Portuguesa, com o apoio da Porticus, lança a edição 2023 do Programa de Pós-Doutoramento em Desenvolvimento Humano Integral. São sete bolsas para jovens doutorados em todas as áreas do conhecimento científico, inspirados pelo desejo de mudar a forma como olhamos a pobreza, a desigualdade e o desenvolvimento.
A investigação tem como objetivo transformar a sociedade portuguesa através de projetos com um forte impacto na realidade.