CADOS promove reflexão sobre o estado da Democracia

Wednesday, December 4, 2024 - 18:19

O futuro da Democracia trouxe a reflexão sobre a origem, a história, os instrumentos, a cultura e a participação democráticas, num diálogo transdiciplinar. Promovido por Edgar Silva, investigador e bolseiro da Católica Doctoral School, o encontro deu palco aos testemunhos de Carlos Cunha, jurista; Heloísa Apolónia, jurista; Nicolas Fernandez, jornalista e Sérgio Dias Branco, professor, comentados pelo professor e historiador António Matos Ferreira.

Às origens e pilares do conceito de Democracia, trazidos por Carlos Cunha, somaram-se os desafios da informação em Democracia. Nicolas Fernandez, jornalista, levantou a questão da concentração de meios de informação em grandes grupos de comunicação social, e de agências noticiosas. Alertou para o facto de como a Democracia representativa depende da qualidade da informação transmitida pelo jornalismo aos cidadãos.

O ritmo do som de passos na gravilha, no início de Grândola Vila Morena, foram o mote para o debate sobre a cultura democrática e a democratização da cultura tradizos pela análise de Sérgio Branco. Já Heloísa Apolónia aprofundou alguns dados provenientes da sua investigação de Doutoramento, nomeadamente os mecanismos de democracia participativa, nomeadamente as petições. 

Os grandes desafios e a sua agudização, foram alertados pelo professor António Matos Ferreira, que devem ser reintrepertados à luz do presente. A sua mensagem endereçou a importância da pedagogia para a Democracia, como combate ao seu empobrecimento devido a vários fatores, sendo um deles a linguagem e retórica utilizadas.