Mara de Sousa Freitas

Generic Bio

Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa. Doutora em Bioética, tese sobre vulnerabilidade, autonomia e a decisão Bioética em oncologia, IB-UCP; Especialização em Antropologia e Saúde, IB-UCP; Pós-Graduação em Bioética, IB-UCP; Pós Graduações em Direito da Medicina e Bioética, Université Paul Sabatier (Toulouse III) e FDUL; Licenciatura em Enfermagem, ESEnf.FG.

Presentemente exerce funções como Assessora no Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. É Professora Adjunta Convidada de Ética e Deontologia na ESEL (30%); Professora Adjunta Convidada Externa do Doutoramento em Bioética, na UCP e do Doutoramento em Farmácia da Faculdade de Farmácia UL (Ética e Investigação); Professora Adjunta Convidada Externa na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e na Nova Medical School, curso de mestrado NOVA Biomedical Research e Curso de Doutoramento em Ciências da Saúde, na área da ética e investigação.

Investigadora da Nova Saúde: Value Improvement in Health and Care, na área da ética e valor em saúde; Coordenadora Científica e Executiva dos Cursos de Pós-Graduação em Bioética da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Coordenadora do módulo de Ética Organizacional da Pós-Graduação de Gestão em Saúde, na  Egas Moniz – Cooperativa de Ensino Superior, CRL.

Perita na área da avaliação Ética dos projetos de investigação da Comissão Europeia - H2020; Deputada e relatora da Comissão da Ética do Health Parliament Portugal (2016-2019); Presidente da Comissão de Ética para a Saúde (CES) da Universidade Católica Portuguesa e da LInQUE Cuidados Paliativos em casa; membro da CES do Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (agosto 2020); membro da CES da ESSCVP (2012 a Julho/2020);

Principais áreas de investigação: Vulnerabilidade; Decisão Ética em Cuidados de Saúde; Ética e Bioética em Cuidados de Saúde; Questões Éticas do Final da Vida; Ética e Valor em Saúde; Ética e Políticas Públicas em Saúde; Ética organizacional; Ética e qualidade.