Exposição “Memória Viva: arte e dignidade no tempo”

Friday , 24 de Outubro 2025 - 18:00 to Friday , 28 de November 2025 - 18:00

A Biblioteca Universitária João Paulo II será palco da exposição Memória Viva: arte e dignidade no tempo, uma iniciativa promovida pela CADOS – Católica Doctoral School, em parceria com a Biblioteca.  

A inauguração está marcada para sexta-feira, 24 de outubro, às 18h e contará com a presença dos artistas participantes e poderá ser visitada até ao dia 28 de novembro.  

Esta mostra tem como objetivo celebrar e dar visibilidade à produção artística de criadores seniores, frequentemente excluídos dos circuitos contemporâneos. Através da arte, propõe-se uma reflexão profunda sobre o valor da memória, da experiência e da dignidade humana. 

A exposição nasce em sintonia com a missão da CADOS, que visa “promover a dignidade humana e o bem comum através da arte, da cultura e da investigação interdisciplinar”, alinhando-se também com os princípios do Programa de Desenvolvimento Humano Integral, que defende uma abordagem holística e inclusiva do ser humano em todas as fases da vida. 

Memória Viva reúne obras de seis artistas — ELSARDINHA, Franco Palma, Joana Romeiro, João Carlos Espadinha, Maria João Matos Gomes e Sara Velez Malta — cujos percursos de vida são marcados pela resistência, pela beleza e pela força criativa. 

A mostra inclui pintura, escultura e instalação, com especial atenção à acessibilidade e à mediação cultural. Propõe-se como um espaço de encontro intergeracional, onde passado e presente dialogam de forma sensível e inspiradora. 

Mais do que uma exposição, Memória Viva: arte e dignidade no tempo é um convite à redescoberta da arte como veículo de humanidade, memória e esperança — um tributo à criação que permanece viva em todas as idades da vida.


Biografias dos artistas

 

ELSARDINHA

Elsardinha nasce em Lisboa em 1965 e mantém-se nesta cidade durante todo o percurso da sua vida. Com formação em arquitectura, trabalha durante anos em ateliers de Frequenta o curso de Pintura desde 2023 na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Acompanha em paralelo parte do percurso profissional como professora de Tai Chi Chuan, Chikung e Yoga, modalidades que se tornam a sua actividade principal.

Elsardinha explora a impermanência da vida, as mudanças, os acasos e os imprevistos. Questiona a mortalidade, a vida fragmentada e a aceitação.

Através do amachucar do suporte, desencadeia interferências orgânicas e erráticas que marcam o processo. Ao quebrar a continuidade do material, o amachucar torna a fragilidade do mesmo numa nova estrutura. O manusear é simultaneamente controlado e descontrolado, surgindo imprevistos que vão conduzir a novos caminhos e novas alternativas.

A imprevisibilidade da vida está reflectida na imprevisibilidade dos vincos, das linhas e das manchas.

 elsardinha@gmail.com

@elsardinha

 

 

Franco Palma

Franco Palma (1964) Vive e trabalha em Lisboa, onde cresceu e fez o seu percurso pessoal.  Estudou Design Gráfico e Pintura no ARCO e é licenciado em Escultura pela  Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, estando neste  momento a concluir o Mestrado em Escultura na mesma instituição.  Tem formação superior nas áreas de Informática e de Gestão, exercendo profissionalmente essas atividades a nível empresarial. Com um percurso internacional relevante, transporta para a prática artística a sua visão global e intercultural do mundo, com grande interesse por temas disruptivos e polémicos, inspirados pela utopia, a transformação, a entropia, o caos e a destruição.

 francopalma.art@gmail.com 

 

 

Joana Romeiro

Joana Marques Romeiro, 44 anos, nascida em Lisboa, Licenciada e Doutorada em Enfermagem. Exercendo profissionalmente como professora auxiliar em Enfermagem. Frequentou o 1º ano da licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Encontra na representação artística uma forma de expressão do mundo, com base na sua observação e registo pessoal surgem obras de carácter realista e do quotidiano, com enfoque na representação de aspetos e visões particulares da infância.

 joana.m.romeiro@gmail.com

 

 

João Carlos Espadinha

João Carlos Nunes Pereira Espadinha, 62 anos, nascido em Lisboa, Licenciado em Enfermagem. Frequentou e concluiu o Curso de Formação Profissional- Curso de Especialização em Pintura ev Escultura, 2023 na Cascais School of Arts & Design. Atualmente a frequentar o 3º ano da licenciatura em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

914197828

* joaocespadinha@gmail.com

 

 

Maria João Matos Gomes

Licenciada em Medicina pela FMUL (1993).​

Assistente Hospitalar Graduada Medicina Interna. ULS Santa Maria/Hospital de Santa Maria​

Estudante da Licenciatura de Estudos Gerais (FLUL, FBAUL, FPUL e FCUL).​

Major de Expressão Plástica (FBAUL, concluído em 2025)​

Ex-Aluna do ARCO - Lisboa​

Cursos da Escola de Verão da Slade – Londres

*mariagomes201@gmail.com

 

 

Sara Velez Malta

Sara Velez Malta (1992, Portugal) vive e trabalha na Grande Lisboa.

A sua prática artística desenvolve-se sobretudo através da pintura a óleo, explorando as múltiplas formas como percecionamos e construímos a realidade.

O seu trabalho foca-se em detalhes íntimos e fragmentos subtis, propondo uma atenção ao que normalmente passa despercebido. Através da composição e da materialidade pictórica, investiga a relação entre perceção sensorial, memória e experiência emocional.

A sua obra convida a uma reflexão sobre como habitamos o mundo propondo uma ligação mais empática com o espaço e com a forma como o sentimos.

 

@saravmalta

saravelezmalta.com

* artist@saravelezmalta.com

http://www.saravelezmalta.com/