EDUCAÇÃO CRIATIVA INFORMAL Corpo, Mente e Arte

Abstract

Educação Criativa Informal é um conceito que emerge de um diagnóstico informal: a observação que contempla todo o trabalho desenvolvido pela sua autora, ao longo dos últimos vinte e quatro anos. Destaca-se o trabalho como formadora em educação artística em contextos formais e não-formais, com relevância relativamente ao ensino profissional. Este conceito está em processo de construção ativa desde o ano 2022, e desenvolve-se a partir de três eixos estruturantes – Corpo, Mente e Arte. Pretende-se convocar a um olhar em dimensão, quanto ao que se considera essencial e relativo, não ao contexto onde se aprende, mas à forma de re-aprender a reconhecer o valor da aprendizagem, lugar de liberdade e responsabilidade. Considera-se assim a ação educativa, a estratégia para a agilização de pensamento criativo e aquilo que se reconhece “ao longo da vida” como valor próprio. Sendo este um lugar em potencial, este projeto busca a cartografia do território mais-do-que-físico, onde a linguagem simbólica é “palavra-chave”. Este projeto conta com a sua ME_Táfora, a “boneca-poema”; uma imagem “educadora criativa informal”, lugar autorrepresentativo das muitas inquietações que emergiram com os contextos e as pessoas no decorrer do tempo.

 


Biographic note

Frequentou a Faculdade de Belas Artes, Porto e Lisboa (Pintura e Design de Comunicação), tem Pós-Graduação em Livro Infantil, Universidade Católica de Lisboa e é Mestre em Educação Artística com especialização em Artes Plásticas na Educação. Durante os últimos vinte e quatro anos desenvolveu trabalho como ilustradora, destacando a criação da sua “boneca-poema” o lugar autorrepresentativo para o “educaodr criativo informal”. Lecionou durante dezoito anos no ensino profissional e desenvolve este projeto em investigação-ação como membro colaborador do CIEBA (Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes).

Testimonial

AntónioOliveiraDHI

António Oliveira

Fellow do Programa em Desenvolvimento Humano Integral
Plural, multidisciplinar, desafiante, potenciador de um humanismo fraterno e inclusivo...