Need and Hope

 

Linda Koncz apresenta o projeto, (Re)searching Needs and Hope through Visual Storytelling. O projeto de entrevistas audiovisuais examina a forma como 40 migrantes de diferentes países e de diferentes origens socioculturais se integram na capital portuguesa, Lisboa. A apresentação centra-se nos padrões comuns nas entrevistas dos participantes, categorizando o que ajudou ou dificultou o seu processo de integração. 

Linda Koncz entrevistou visitantes e reclusas da prisão feminina na Bienal de Veneza para explorar o significado complexo de ser um “estrangeiro”, um “estranho” no mundo atual, referindo-se ao tema da Bienal de 2024, “Estrangeiros em todo o lado”. As perguntas centraram-se no papel da arte e da cultura na (re)integração na sociedade.

 

Conhecer as histórias dos migrantes

Ver perfil

 

 

Bio

Especialista em cinema, Linda Koncz tem um mestrado em Teoria e História do Cinema pela Universidade ELTE (Budapeste) e outro mestrado em Realização de Filmes pela Universidade de Kingston (Londres). Concluiu o doutoramento em Estudos de Cultura (magna cum laude) na Universidade Católica Portuguesa (financiado pela FCT). Na sua tese de doutoramento, analisou a influência do cinema e dos sonhos entre si. É investigadora de pós-doutoramento no Programa DHI em CADOS da UCP (financiado pelo Porticus) e investiga os aspectos socioculturais do processo de integração dos migrantes em Lisboa, Portugal. Acredita numa abordagem interdisciplinar entre as artes e a academia e que o storytelling visual deve fazer parte da investigação académica.