1a Edição | Academia de Liderança Colaborativa

Monday, September 5, 2022 - 15:45

Em colaboração com o IPAV - Instituto Padre António Vieira e a sua Academia de Liderança Colaborativa, a CADOS oferece a formação “Fatores Críticos de Sucesso”. As 5 sessões serão dedicadas à gestão de equipas/organizações/redes colaborativas, explorando os fatores críticos que determinam o sucesso da gestão de um processo colaborativo e que constituem o núcleo central da governação integrada: Liderança, Comunicação, Participação, Avaliação e Confiança.

Num projeto colaborativo sustentável e que gere impacto, precisamos de uma liderança capaz de mobilizar e inspirar as suas equipas na partilha de um propósito comum. Sendo fundamental saber criar significados partilhados, através de uma comunicação capaz de descodificar valores pessoais e organizacionais, bem como coordenar as diversas partes para participarem de forma eficaz, eficiente e afetiva.

Por fim, é importante saber como desenhar e implementar em conjunto processos de avaliação adaptáveis, flexíveis e interativos, que procurem entender e descrever todo o sistema. Mas, para que todo este ecossistema funcione, é vital o desenvolvimento e manutenção de relações de confiança intra e inter organizacionais.


Objetivos

  • Desenvolver, reforçar e consolidar competências para a colaboração;
  • Desenvolver competências socio-emocionais relevantes para o exercício da liderança colaborativa;
  • Promover espaços de encontro e inspiração;
  • Reforçar relações para a troca de práticas e experiências com aprendizagens partilhadas que facilitem processos colaborativos;

A Academia de Liderança Colaborativa é um espaço de aprendizagem sobre colaboração onde se desenvolvem as competências de líderes colaborativos, promotores de transformação sistémica nos contextos complexos em que servem. Pretende-se sensibilizar e capacitar com vista à promoção de uma cultura colaborativa, multinível e multissetorial, em contextos de complexidade, através do empoderamento para uma liderança colaborativa.

Esta formação será oferecida em Português e está aberta à toda a comunidade doutoral e pós-doutoral da UCP.


  Set Out Nov Dez
1. Liderança 17      
2. Comunicação   10    
3. Participação   29    
4. Avaliação     26  
5. Confiança       10

Número participantes: 20

Horário: 9h30-13h00


MAIS INFOS

Upcoming Events

10
Jan
14:00
15
Feb
16:30