Curso Livre "Tópicos de Epistemologia da Casa Comum em Perspectiva Interdisciplinar"

Wednesday, March 31, 2021 - 14:30

Universidade Católica Portuguesa

LisboaLisboa1649-023
Portugal
Show map

Em cooperação com a Escola de Educação e Humanidades/ Pontifícia Universidade Católica do Paraná (EEH PUC PR) e o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER), a CADOS lança um curso livre sob o título "Tópicos de Epistemologia da Casa Comum em Perspectiva Interdisciplinar".

"Casa Comum" é uma expressão compartilhada entre a Agenda 2030 da ONU para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Carta Encíclica Laudato si '(Ls) sobre os cuidados do Lar Comum. O novo cenário do COVID-19 e da crise humanitária exige ainda mais a adoção de uma agenda pública para um esforço político e social coletivo que supere as contradições culturais do determinismo económico e exija responsabilidade compartilhada, apoiada numa cultura de solidariedade. Em momentos como estes, as religiões têm um grande potencial de empatia e cooperação social, juntamente com as agendas públicas.

Objetivos

  • Refletir criticamente sobre os fundamentos epistemológicos da categoria Casa Comum em chave interdisciplinar, nomeadamente, desde a Filosofia, Teologia, Educação, História e Direitos Humanos, entre outras possíveis.Articular a eficácia simbólica da categoria Casa Comum por meio de potencial de cooperação e integração entre senso crítico e senso comum.
  • Identificara emergência dos modelos epistemológicos da Casa Comum no conjunto das Ciências Humanas, desde o exercício dos projetos de arqueologia do conhecimento.
  • Analisar as diferentes perspectivas da Agenda global da Casa Comum, especialmente as especificidades das abordagens no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul.

Docentes Responsáveis

  • Prof. Dr. º Alex Vicentim Villas Boas
  • Prof. Dr.º Alexandre Palma
  • Prof. Dr.º César Candiotto
  • Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla
  • Prof.ª Dr .ª Patrícia Lupion Torres

Início 31.3.2021; 14 sessões a 90 minutos 4ª, 14h30-16h00; em Português.

Para saber mais, clique aqui.

Para participar, preencha este formulário até o dia 26 de março.